Curiosidades

INDICES


Foto captura o Arrebatamento?


FOTO DO ARREBATAMENTO

“Uma mulher da antiga igreja que minha mãe freqüentava (eu também freqüentava, quando ainda era criança) sentiu-se tocada por Deus a tirar uma foto de uma pagina da Bíblia que falava sobre o fim dos tempos, ou arrebatamento. Essa mulher o fez e o resultado foi uma foto escura, embaçada em preto e branco, e não com as páginas como deveria ser.
Então a mulher tirou varias cópias e distribuiu para os membros daquela pequena igreja, sendo assim apenas algumas poucas pessoas atualmente possuem a foto. Isso já tem alguns anos, e foi restrito a uma pequena igreja em Belo Horizonte.
Quem olha a foto sem ter explicações não entende nada, apenas vê manchas brancas em formatos estranhos. Mas quando são dadas as explicações, podem-se ver várias coisas, como camelos, pirâmides, mulheres (inclusive um vulto saindo de um túmulo) e camas vazias, com bastante precisão”.
Recebemos a imagem e o relato de Luiz Gustavo Neres, e o caso ilustra muito bem diversos fenômenos que a abordagem cética pode ajudar a entender melhor. No recorte acima, pode ser difícil entender algo. Mas e se “explicarmos” que o que se vê seria uma multidão de pessoas com roupas brancas (e longos cabelos negros), reunidas em volta de um objeto no céu, que seria uma trombeta?

A imagem completa possui muito mais elementos (clique para ampliá-la):



As legendas para interpretação:
  1. Trombeta;
  2. Multidão de pessoas com roupas brancas;
  3. Igreja;
  4. Cama vazia;
  5. Mulher lavando roupa e um vulto subindo ao seu lado (suposto arrebatamento)
  6. Três pirâmides e um camelo;
  7. Cemitério, com um vulto em ascensão;
  8. Curral?
  9. Mais camelos.
De forma muito curiosa, alguns detalhes, como as pirâmides e o camelo, parecem se apresentar “com bastante precisão”. Seria algo sobrenatural? Ou uma fraude?
ATUALIZAÇÃO 26/10/2011: Nossa explicação original para esta fotografia era a de que “exibe uma série de manchas, decorridas de uma falha no processo de revelação”, e que seriam interpretadas como relacionadas ao arrebatamento por mera ilusão perceptual, a pareidolia, em um contexto religioso.
Erramos.
Como indicou o leitor Alfredo nos comentários (muito obrigado!), a imagem aqui é em verdade uma versão borrada de uma ilustração original sobre o “arrebatamento”:



A história que circula sobre esta versão – como a que pode ser vista no sítio online “Plano de Deus” – é muito similar à que chegou até nós, e imagens que não nos pareciam tão claras são muito mais nítidas, como uma cama vazia e um cemitério.
Mesmo a imagem acima não é o original, pela distorção de perspectiva pode-se notar que é uma fotografia de uma página impressa (ou desenhada). No canto interior, pode-se ler o que seria a assinatura do artista, NR Sigman (?) e à direita a referência a Tessalonicenses (“Thessalonians”), que em conjunto sugerem uma origem de língua inglesa para a ilustração. O estilo dos carros também indica a primeira metade do século 20.
Isto é, das duas opções indicadas, sobrenatural ou fraude, a terceira que escolhemos, a pareidolia, estava errada. É apenas uma ilustração, cuja origem pelo momento não conseguimos identificar, circulada já há vários anos como uma suposta fotografia inexplicável, sempre com a mesma história, com pequenas variações.
Esta não é a primeira vez em que tomamos uma fraude por pareidolia: também julgamos inicialmente que a fotografia do fantasma de Wem Town poderia ser um jogo de luz e sombra, com muita fumaça, apenas para novas evidências mostrarem que a foto havia sido montada a partir de um cartão-postal.
De forma um tanto lamentável, e contrariando uma variação da navalha de Hanlon, fraudes parecem ser a explicação mais provável para algumas imagens extraordinárias.
- – -
[Com agradecimentos a Luiz Gustavo Neres pelo envio]

Fonte ceticismoaberto

______________  § ______________

Conceitos sobre a Bíblia

 

A Bíblia é um livro muito antigo. Ela é o resultado de longa experiência religiosa do povo de Israel. É o registro de várias pessoas, em diversos lugares, em contextos diversos. Acredita-se que tenha sido escrita ao longo de um período de 1.600 anos por cerca de 40 homens das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais.
Os cristãos acreditam que estes homens escreveram a Bíblia inspirados por Deus e por isso consideram a Bíblia como a Escritura Sagrada. No entanto, nem todos os seguidores da Bíblia a interpretam de forma literal, e muitos consideram que muitos dos textos da Bíblia são metafóricos ou que são textos datados que faziam sentido no tempo em que foram escritos, mas foram perdendo seu sentido dentro do contexto da atualidade.
Para a maior parcela do cristianismo a Bíblia é a Palavra de Deus, portanto ela é mais do que apenas um bom livro, é a vontade de Deus escrita para a humanidade. Para esses cristãos, nela se encontram, acima de tudo, as respostas para os problemas da humanidade e a base para princípios e normas de moral.
Não-cristãos de um modo geral veem a Bíblia como um livro comum, com importância histórica e que reflete a cultura do povo que o escreveu. Em regra os não-cristãos recusam qualquer origem divina para a Bíblia e a consideram como de pouca ou de nenhuma importância na vida moderna, ainda que na generalidade se reconheça a sua importância na formação da civilização ocidental (apesar de a Bíblia ter origem no Médio Oriente).
A comunidade científica tem defendido a Bíblia como um importante documento histórico, narrado na perspectiva de um povo e na sua fé religiosa. Muito da sua narrativa foi de máxima importância para a investigação e descobertas arqueológicas dos últimos séculos. Mas os dados existentes são permanentemente cruzados com outros documentos contemporâneos, uma vez que, a história religiosa do povo de Israel singra em função da soberania de seu povo que se diz o "escolhido" de Deus e, inclusive, manifesta essa atitude nos seus registros.
Independente da perspectiva que um determinado grupo tenha da Bíblia, o que mais chama a atenção neste livro é a sua influência em toda história da sociedade ocidental e mesmo mundial.Face ao entendimento dela nações nasceram (Estados Unidos etc.), povos foram destruídos (Incas, Maias, etc), o calendário foi alterado (Calendário Gregoriano), entre outros fatos que ainda nos dias de hoje alteram e formatam nosso tempo. Sendo também o livro mais lido, mais pesquisado e mais publicado em toda história da humanidade, boa parte das línguas e dialetos existentes já foram alcançados por suas traduções. Por sua inegável influência no mundo ocidental, cada grupo religioso oferece a sua interpretação, cada qual com compreensão peculiar.
Pastores leigos que desejam legalizar a situação perante a lei e convenções, com cursos, diplomas e credencial;